PERIFERIA URBANA E EXCLUSÃO NA FRONTEIRA CAPITALISTA AMAZÔNICA: ESTUDO DO LOTEAMENTO MORADIA BELA VISTA EM COLÍDER, MT

William Borges Vieira, Aumeri Carlos Bampi

Resumo


O estudo objetiva descrever a situação do Loteamento Moradia Bela Vista em Colíder, MT, quanto ao seu grau de inclusão/exclusão na urbanidade local. Executou-se a pesquisa com abordagem qualitativa a partir do materialismo histórico e dialético, baseado em referenciais teóricos, pesquisa empírica e análise dos dados a partir de informações colhidas in loco. Os resultados demonstram segregação induzida atuando na localidade, a qual não é de ordem exclusiva e inédita, visto que tal situação pode ser considerada recorrente nas cidades capitalistas onde a terra é uma mercadoria. Embora seus habitantes dependam da cidade, a participação na infraestrutura da urbe ainda lhes é negada e, para o poder público, o local não é reconhecido legalmente.


Palavras-chave


Segregação urbana. Periferia. Exclusão. Colíder, MT.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.13987

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2