GEOPROCESSAMENTO APLICADO NA ANÁLISE AMBIENTAL DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL PÉ DA SERRA AZUL, MATO GROSSO - BRASIL

Amintas Nazareth Rossete, Rita Maria de Paula Garcia, Ricardo Keichi Umetsu

Resumo


No Brasil, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza- SNUC, instituído pela Lei Federal no 9.985/2000, prevê a criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação (UC’s). Estas UC’s, enquanto espaços territoriais, devem dispor de um Plano de Manejo, a ser elaborado por meio de estudos técnicos e científicos que possam gerar dados sobre os meios abióticos e bióticos. Este trabalho teve como objetivo determinar e mapear os parâmetros de altimetria, declividade e uso e cobertura da terra para o mosaico de unidades de conservação na região de Barra do Garças, Estado de Mato Grosso, Brasil. Através de técnicas de geoprocessamento utilizando-se do software QGIS e do eCognition, foram realizadas operações de processamento digital nas imagens dos satélites Planet e do ALOS/PALSAR e gerados os mapas de hipsometria, declividade e as principais classes de Uso e Cobertura da Terra - UCT. Para a área de estudo foram encontradas altitudes de 293 a 766 metros, com classe de altitude predominante de 400 a 450 metros. Os dados de declividade demonstram que o relevo forte ondulado representa a principal classe de ocorrência, seguida do terreno ondulado, representando estas duas 70,80% da área estudada. Os resultados obtidos no mapeamento do UCT no mosaico mostram que 87,58% da área em seu núcleo se constituem de formações vegetacionais, com predomínio de formações Savânicas e que o principal uso está relacionado com pastagens para a criação de rebanhos bovinos. Este trabalho proporcionou a determinação de forma rápida e de baixo custo de parâmetros geomorfológicos de suma importância para a caracterização geoambiental da unidade de conservação, informações essas necessárias também como etapas importantes na geração de um plano de manejo assertivo e detalhado.


Palavras-chave


Geoprocessamento. Hipsometria. Declividade. Modelo Digital de Elevação. Uso e cobertura do solo. Unidade de Conservação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.13989

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2