O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DE TERRAS NO TERRITÓRIO PORTAL DA AMAZÔNIA-MT: O CASO DO MUNICÍPIO DE NOVO MUNDO

Valdsandro de Lima Campos, Edevaldo Aparecido Souza

Resumo


Ao proceder à leitura da apropriação de terras no Território Portal da Amazônia e de Novo Mundo-MT, percebe-se que a territorialização de latifúndios por meio da grilagem de terras ocupa expressivas quantidades de áreas públicas. O objetivo deste trabalho é investigar o processo e o avanço do capital sobre o território do município em questão e da sua estrutura fundiária. Foram apresentados conceitos como a territorialização do capital, do campesinato no campo e de classes sociais divergentes. A estrutura agrária centrada em latifúndios, combinada ao modelo agroexportador, privilegia a produção da monocultora de Commodities. A agricultura camponesa e familiar ocupa pequenos espaços na busca de renda e desenvolvimento local, especialmente quando se trata do Portal da Amazônia, e os conflitos agrários são evidentes e constantes. A concentração da terra produz desigualdades sociais e que as políticas de Reforma Agrária ainda são ineficientes, pela ausência do Estado no território.

Palavras-chave


Território Portal da Amazônia. Latifúndio. Reforma Agrária.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14008

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2