CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS E HIDRODINÂMICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO CACHOEIRINHA, MUNICÍPIO DE CÁCERES - MATO GROSSO

Marcos dos Santos, Célia Alves de Souza, Juberto Babilônia de Sousa

Resumo


O escopo deste estudo consiste em analisar as características morfométricas e a hidrodinâmica da bacia hidrográfica do córrego Cachoeirinha, afluente da margem esquerda do rio Paraguai, no sudoeste do Estado de Mato Grosso, justificando-se pela necessidade da produção de conhecimentos da dinâmica da bacia. A metodologia incidiu em trabalhos de gabinete, atividades de campo e análise de laboratório. Os resultados mostraram que a bacia possui 952,61 km², classificada em 4ª ordem, com padrão de escoamento exorreica, rede de drenagem paralela, subsequente e obsequente, sem possibilidade de enchentes em razão da forma comprida. A densidade de drenagem foi de 0,54 km/km² e a de canais 0,11 canais/km², considerada baixa. A maior velocidade, vazão e descarga sólida nos períodos de cheia e estiagem foi na seção IV (1,20 m/s e 0,62 m/s), (15,20 m³/s e 6,21 m³/s), (157,59 t/dia e 107,30 t/dia), fato justificado pela presença de bovinos dentro do córrego para dessedentação durante a estiagem e as corredeiras a montante da seção. A maior concentração de sedimentos sólidos suspensos no período de cheia foi na seção VII (840 mg/l) e no período de estiagem as seções IV, VI e VII (200 mg/l). No baixo curso, houve o aumento exponencial na descarga sólida durante o período de cheia nas seções VII (338,20 t/dia), VIII (593,04 t/dia) e IX (6.053,46 t/dia), algo que confirma a capacidade do córrego transportar sedimentos ao rio Paraguai.

Palavras-chave


Córrego Cachoeirinha. morfometria. sedimentos suspensos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14025

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2