OS DESAFIOS DE PERMANÊNCIA NA TERRA NA GLEBA PROVIDÊNCIA III MUNICÍPIO DE CURVELÂNDIA-MT

Leticia Bazzi do Nascimento Balbuena, Edevaldo Aparecido Souza

Resumo


A pesquisa analisa o processo de viver na terra e da terra na Gleba Providência III, município de Curvelândia-MT, legitimando as dificuldades e implicações para a continuidade do desenvolvimento da comunidade e de tudo que dela deriva, bem como refletir e interpretar as condições territoriais e do lugar no aspecto econômico, social, territorial, identitário e de trabalho. Dialoga com os conceitos geográficos, especificamente do território e lugar, como instrumentos importantes na análise do espaço geográfico, onde estão inseridas as camponesas e os camponeses que ali vivem. São primordiais para compreender o histórico de formação da comunidade e a conexão e acesso que estes possuem às condições mínimas de (re)existência, para a permanência com dignidade em seus lotes. Como metodologias, pautou-se para uma proposta de estudo teórico, sintetizando o conceito de questão agrária, de território e lugar, e, posteriormente, às concepções da terra, de campesinato, de trabalho, de identidade, de produção. A posteriori, os dados levantados in loco, nas conversas informais, no questionário estruturado, com foco na relação dos sujeitos com sua terra, com sua vivência. Destarte dessas fontes, compreende-se a organização da Gleba, das relações de vivência, das dificuldades encontradas, das adversidades do tempo, da ausência das políticas públicas, em síntese, do sonho da terra, aos desafios para nela permanecer.


Palavras-chave


Viver. Terra. Território. Lugar. Campesinato.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14051

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2