TURISMO NO CORREDOR FLUVIAL DO RIO PARAGUAI ENTRE CÁCERES E A ESTAÇÃO ECOLÓGICA DA ILHA DE TAIAMÃ EM MATO GROSSO

Rubens José Bedin, Célia Alves Souza

Resumo


O turismo é a atividade econômica que mais cresce no mundo. No Brasil, que possui potencial cultural, paisagístico e natural, essa atividade pode contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e a conservação de áreas naturais. Diante desse contexto, este estudo objetivou identificar o potencial, as atividades turísticas e a disponibilidade de infraestrutura no corredor fluvial do rio Paraguai (calha do rio e a planície fluvial) entre a cidade de Cáceres e a Reserva Ecológica Taiamã no estado de Mato Grosso, área com aproximadamente 688 km, no ecossistema pantaneiro. O recorte do estudo foi o potencial turístico (rio, praias, fauna, flora, fazendas históricas e patrimônio arqueológico) e a infraestrutura (pousadas, hotéis) no corredor fluvial do rio Paraguai (rio e planície). A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: construção do referencial teórico sobre a temática, consulta e uso de documentos públicos e privados, produção da base cartográfica e realização de trabalho de campo no corredor fluvial. O potencial turístico no corredor fluvial do rio Paraguai destaca-se os recursos naturais, as antigas fazendas e belezas cênicas, com destaque para o rio, os canais secundários, baías, lagoas e praias. Há, ainda, mata ciliar e vegetação flutuante, com suas floradas, uma rica fauna (onça-pintada, jacarés, capivaras, lontras e sucupiras, etc.) e variedades de peixes. Nas planícies e terraços, são encontrados os sítios arqueológicos e as sedes de antigas fazendas. O corredor fluvial do rio Paraguai possui uma infraestrutura hoteleira: hotel Recanto Dourado, hotel Pantanal Três Rios, pousada Barranco Vermelho, Baiazinha Pantanal Eco Lodge e hotel Descalvados Pantanal Lodge.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14099

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2