USO E OCUPAÇÃO DA TERRA E MUDANÇAS TIPOLÓGICAS NO CÓRREGO DA SAÚDE, JAURU-MATO GROSSO

Pedro Paulo Carlino, Leila Nalis Paiva da Silva Andrade, Célia Alves de Souza

Resumo


A pesquisa teve como objetivo identificar o processo de ocupação e uso da terra, no período de 30 anos, da cidade de Jauru e averiguar as alterações das ações antrópicas no entorno do canal fluvial urbano. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico em revistas, livros, dissertações para discutir a temática, caracterização das atividades econômicas (agricultura e pecuária) e dados populacionais no período de ocupação e dias atuais. Foram confeccionados mapas de localização e uso da terra, bem como sobrevoo com drone, para capturar imagem da lâmina d’água e ocupação humana próximo às margens. Aplicou-se os protocolos de avaliação rápida e tipologia de canais. Os estudos realizados no córrego da Saúde possibilitaram analisar que o canal fluvial se encontra alterado e impactado pelas ações antrópicas. Essas atividades promoveram mudanças em sua morfologia e consequentemente alteraram sua dinâmica fluvial. Nas seções analisadas, as primeiras alterações antrópicas promovidas foram o desmatamento das Áreas de Preservação Permanente – APPs para atividades econômicas voltadas para a pecuária, residências irregulares, comércios e outras formas de construções que promovem interferências nas margens e no leito do canal. Essas perturbações alteraram a dinâmica dos fluxos de água, desequilibrando o canal fluvial e promovendo seu assoreamento. Diante de inúmeros problemas que emergem na atualidade, relacionados à escassez hídrica, é fundamental que mudanças aconteçam, tanto na forma de apropriação do meio ambiente pelo homem, quanto na visão que o homem possui em relação aos recursos naturais. Desta forma, pode-se ressaltar a necessidade de estudos nessa unidade de análise, pois as ações antropogênicas que o modificaram, continuam a alterar sua fisiografia natural. Salienta-se, portanto, a necessidade de o poder público intervir no modo como o homem tem tratado os córregos que atravessam as cidades, promovendo medidas capazes de mitigar os impactos e prevenir novas alterações.

 


Palavras-chave


Canal Urbanizado; Ações Antrópicas; Tipologia de Canais; Protocolo de Avaliação Rápido.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14107

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2