ENSINAR GEOGRAFIA COM MÚSICA: REFLETINDO AS POSSIBILIDADES DE AMPLIAR APRENDIZAGENS NO ENSINO MÉDIO

Marco Antonio Pagel, Éder Jardel da Silva Dutra, Regilaine Castro Amaral Pessoa

Resumo


O ensaio objetiva refletir as potencialidades didáticas da linguagem musical para o ensino de Geografia. Na reflexão, apresenta-se o amparo teórico voltado ao desenvolvimento da linguagem musical, bem como possíveis encaminhamentos de atividades didáticas com música. O aporte teórico tem o objetivo de conferir lastro às práticas de ensino, estando amparado nos estudos de Oliveira & Holgado (2016), Loureiro (2003a, 2003b), Crozat (2016), dentre outros. Os encaminhamentos didáticos com música, dispostos em sequenciamento pedagógico, consideram o desafio de posicionar o trabalho docente dialógico frente aos desafios dispostos ao ensino-aprendizagem proativo, tendo como ponto de partida os estudos do Lugar. Destacam-se três atividades orientadas ao segundo ano do Ensino Médio, que visam à introdução aos estudos/reflexões pertinentes à globalização, refletida a partir da realidade do Lugar. O aporte das atividades na linguagem musical nos demonstrou, nos trabalhos de pesquisa, o exímio recurso didático tendo em vista as múltiplas ligações/aproximações com os jovens em suas atividades cotidianas, pelas vinculações de signos e de atualização perceptiva do mundo vivido, dentre outras. Por fim, convida-se ao conjunto de reflexões que tendem a contribuir fundamentando e inspirando o trabalho docente com a atividade musical e, sem pretensão de apresentar mais uma receita pronta, à construção de alternativas à superação do ensino tradicional. Uma alternativa que incida no trabalho docente ao ensinar Geografia e que signifique contribuir para a construção da cidadania aos jovens estudantes.


Palavras-chave


Música; Geografia; Ensino Médio.

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DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14163

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Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

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