O COTIDIANO E O ESPAÇO VIVIDO: NOTAS SOBRE O RESIDENCIAL JARDIM DO EDEN EM MARABÁ (PA)

Silvana Sousa Silva

Resumo


A produção do espaço urbano e os debates sobre a habitação apontam para uma produção desigual, implicando em uma apropriação diferenciada pelos indivíduos, numa sociedade de classe. Estas englobam a configuração de diferentes para análise, conforme o momento vivido. A presente pesquisa teve por objetivo analisar como as dinâmicas da produção do espaço no Residencial Jardim do Éden em Marabá (PA), no contexto do Programa Minha Casa Minha Vida, Faixa 1, revelam as contradições da produção da habitação, como mercadoria, mediada pela abordagem do cotidiano. Com natureza qualitativa, os procedimentos foram compostos por levantamento de referencial teórico e investigações sobre o cotidiano, as quais, foram efetuadas no recorte espacial integrado pelo Residencial Jardim do Éden, mediado por observações diretas e entrevistas com 28 (vinte e oito) moradores, a partir da adoção de uma amostra não probabilística. O desenvolvimento da pesquisa, possibilitou a construção de reflexões sobre as contradições na promoção da habitação pelo PMCMV em Marabá (PA). Conclui-se que a pesquisa possibilitou avanços nas interpretações sobre a produção habitacional em Marabá mediada pela construção de olhares para o cotidiano e a vida cotidiana, além da identificação das contradições e coexistência de demandas para intervenções as quais refletem questões associadas ao PMCMV, mas também às especificidades da produção do urbano em Marabá.


Palavras-chave


Habitação. Cotidiano. Marabá (PA).

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i2.14181

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2