ATRIBUTOS DE FERTILIDADE DO SOLO EM ILHAS ALUVIAIS DO RIO PARAGUAI, PANTANAL MATO-GROSSENSE

Ana Caroline Amorim de Oliveira, Maria Aparecida Pereira Pierangeli, Carolina Joana da Silva

Resumo


Como resultado de sua geodiversidade, do pulso de inundação e da dinâmica fluvial o Pantanal é constituído por um mosaico de paisagens onde se destacam diversas ilhas que dão suporte à fauna e à flora pantaneira. Fundamental para  a manutenção da biodiversidade, a fertilidade química dos solos nessas áreas ainda são pouco conhecidos. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi avaliar a fertilidade do solo em ilhas do Rio Paraguai, no Pantanal Mato-grossense, de Cáceres até as proximidades da Estação Ecológica de Taiamã. Para isso, foram selecionadas seis ilhas, nas quais foram demarcadas uma área de 1 hectare onde foram coletadas amostras compostas de solo nas profundidades de 0-0,20 e 0,20-0,40 m, totalizando 60 amostras. Nessas amostras foram realizadas análises granulométricas e a determinação dos teores disponíveis de potássio (K+), fósforo (P), magnésio (Mg2+), alumínio (Al3+), cálcio (Ca2+), pHH2O, acidez potencial e matéria orgânica. Foram calculados a capacidade de troca de cátions (CTC), porcentagem de saturação por bases (V) e por Al (m). Não houve diferenças nos atributos de fertilidade do solo, entre as ilhas. Os solos das ilhas apresentaram acidez média, com valores de pHH2O variando de 4,8-5,7; altos teores de Al3+, alta CTC e V média. Verificou-se que, diferentemente do que é relatado para solos de outros biomas, a ocorrência de altos teores de Al3+ concomitamentemente com altos teores de K+, Ca2+ e Mg2+. Destaca-se o fato de que os solos dessas ilhas apresentaram altos teores de matéria orgânica, mostrando a importância de sua conservação e preservação quando se pensa no sequestro do CO2 e armazenamento do carbono orgânico no solo. 

 


Palavras-chave


Projeto Ecológico de Longa Duração (PELD Pantanal DARP). CTC. Acidez do solo. carbono orgânico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14210

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2