AVALIAÇÃO DA REGENERAÇÃO NATURAL APÓS INCÊNDIOS EM FRAGMENTOS DE FLORESTA POLIESPECÍFICA NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE TAIAMÃ, PANTANAL, CÁCERES-MT

Wisllene da Silva Souza, Solange Kimie Ikeda-Castrillon, Joari Costa de Arruda

Resumo


A regeneração natural ocorre pela interação de processos naturais de restabelecimento do ecossistema florestal, sendo parte do ciclo de crescimento da floresta, e se refere às fases iniciais de seu estabelecimento e desenvolvimento. Este estudo avaliou a regeneração natural, após incêndios em fragmentos de floresta poliespecífica, na Estação Ecológica de Taiamã, Cáceres-MT. Foram instaladas aleatoriamente 30 subparcelas de 1m2, em duas áreas de 1 ha cada. Todos os indivíduos foram contabilizados, e os diâmetros à altura do solo e a altura foram aferidos. Compuseram a amostra 276 indivíduos, dos quais 125 estão na área 1 e 151, na área 2, pertencentes a 12 famílias botânicas, 16 gêneros e 14 espécies. As espécies com maiores Índices de Valor de Importância na área 1 foram Zygia inaequalis (33,92%), Trichilia catigua (19,14%) e Garcinia brasilensis (15,43%) e, na área, 2, Triplaris americana (36,6%) e Zygia inaequalis (29,1%). Considerando que não haja mais incêndios de grandes proporções nas áreas estudadas, há chances de estabelecimento das plântulas e, consequentemente, a regeneração natural, mas é preciso realizar avaliação, após as plântulas serem submetidas à inundação. 



Palavras-chave


recrutamento, plântulas, índice de valor de importância

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14211

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2