EXPERIÊNCIAS DE RECUPERAÇÃO DE NASCENTES NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS JAURU E CABAÇAL E OS DESAFIOS PARA A CONSERVAÇÃO DO PANTANAL

Danúbia da Silva Leão, Solange Kimie Ikeda Castrillon

Resumo


O estudo trata de experiências de recuperação de nascentes, na região da Bacia do Alto Pantanal (BAP), cujos impactos ambientais afetam as áreas das cabeceiras do Pantanal. O objetivo foi identificar tanto os trabalhos de recuperação de nascentes nas bacias dos rios Jauru e Cabaçal, quanto as ferramentas socioambientais que contribuem para a recuperação de nascentes do Pantanal, além de descrever os desafios para a conservação do Pantanal. Num primeiro momento, a pesquisa qualitativa ocorreu por meio de estudo documental e de levantamento bibliográfico. Posteriormente, houve a aplicação de entrevista e, por último, a análise de conteúdo dos dados primários e secundários. Revelou-se uma experiência de 31 anos de recuperação de nascentes desenvolvida e aprimorada por pessoas e instituições parceiras da BAP. A principal ferramenta utilizada nesse período de experiências está ligada ao processo de mobilização e de participação socioambiental que existe na região, e os desafios para a conservação do Pantanal estão ligados à intensificação da degradação ocasionada por grandes empreendimentos e falta de políticas públicas para a conservação do bioma.


Palavras-chave


Água. Bacia do Alto Paraguai. Restauração. Mobilização. Participação Social. Atores Sociais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14213

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2