HIDRODINÂMICA DA BACIA HIDROGRAFICA DO CÓRREGO CARAMUJO - MATO GROSSO
Resumo
As bacias hidrográficas integram uma visão de conjunto do comportamento das condições naturais e das atividades humanas nelas desenvolvidas. O estudo foi desenvolvido na bacia hidrográfica córrego Caramujo no sudoeste Estado de Mato Grosso, tendo como objetivo verificar a hidrodinâmica do córrego Caramujo ao longo do perfil longitudinal. A metodologia de trabalho desenvolveu-se em duas etapas: atividade de campo (reconhecimento, batimetria, monitoramento da velocidade do fluxo e coletas de amostras) e; análise de laboratório utilizando o método de pipetagem (dispersão total em análise física) e método de peneiramento. Para obter a concentração dos sedimentos suspensos usou a técnica de evaporação. A maior profundidade média encontra-se na seção IV no período da cheia (2,15 m), a maior velocidade fluxo (1,58 m/s) foi obtida na seção I no período de estiagem. A maior vazão foi verificada na seção IV (71,74m³/s) durante a cheia. A concentração de sólido suspenso variou entre 12 e 26 mg/L. Quanto a composição granulométrica dos sedimentos fundos houve a predominância de areia fina e areia muito fina, nas quatro seções transversais nos períodos de chuvoso e estiagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14256
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2