SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO LIMEIRA: CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL E MORFOLÓGICA

Douglas Fernando Ramos da Silva, Juberto Babilonia Sousa, Celia Alves Souza

Resumo


A sub-bacia hidrográfica do córrego Limeira localiza-se na interface geomorfológica da Província Serrana, Baixada Cuiabana e Pantanal Mato-grossense. A região é área de recepção de material sedimentar advindo das adjacências e com altos teores em carbonatos. O objetivo do estudo foi realizar caracterização ambiental e morfológica de solo na sub-bacia hidrográfica do córrego Limeira. Alguns procedimentos foram necessários, tais como atividades de gabinete para construção da base teórica e conceitual; elaboração da base cartográfica no ambiente de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), utilizando a extensão ArcMap do software ArcGIS, versão 10.6. Realizou trabalho de campo para observação e descrição morfológica de um perfil de solo pré-selecionado, com influência direta de sedimentos ricos em carbonato. Quanto aos componentes ambientais da sub-bacia, registrou as ocorrências geológicas: Formação Raizama (1,86%), Formação Araras Membro Superior (4,02%), o Grupo Cuiabá (27,13%), Formação Pantanal, com maior área dentro da sub-bacia, representando 67%. Foram identificadas três unidades de relevo: Província Serrana (9,79%), Pantanal de Poconé (22,21%) e Depressão Cuiabana (67,86%). As classes de solos ocorrentes na sub-bacia foram: Plintossolo Argilúvico Distrófico (0,14%), Argissolo Vermelho-Amarelo Eutrófico (24,86%), Argissolo Vermelho Eutrófico (38,45%), Neossolo Litólico Distrófico (4,29%), Planossolo Háplico Eutrófico (0,58%) e Vertissolo Hidromórfico órtico (22,92%). O Vertissolo Hidromórfico Carbonático típico apresentou a consistência seca do solo muito duro, formando torrões compactos.


Palavras-chave


Bacia hidrografia. Componentes ambientais. Morfologia de solos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v12i3.14261

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2