A CULTURA DO DENDÊ E OS ARRANJOS SOCIOESPACIAIS DE SUA PRODUÇÃO NA PORÇÃO MERIDIONAL DE RORAIMA - BRASIL

Fabiola de Souza Wickert, Antônio Carlos Ribeiro Araújo Júnior

Resumo


Verifica-se na porção meridional sul do estado de Roraima, o cultivo de palma de óleo originada a partir das transformações ocorridas na paisagem desde a formação do espaço. Esse cultivo apresenta arranjos socioespaciais próprios, que influenciam e são influenciados pelas atividades antrópicas, tal como o próprio espaço analisado. Buscou-se compreender os aspectos histórico – geográficos da formação desse espaço, as externalidades do cultivo da palma na área de estudo e as mudanças na paisagem decorrentes do cultivo da palma, por meio de revisão bibliográfica e documental, bem como atividades de campo. A gênese do espaço na área de estudo, assim como o cultivo de palma para produção de óleo, estão associados ao uso da terra como um bem de produção.

Palavras-chave


Cultivo. Dendê. Rorainópolis

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v13i1.14473

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2