ANÁLISE GEOECOLÓGICA DA PAISAGEM DA BACIA DO RIO GRANDE COM INTERFACE NO PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES, MARANHÃO, BRASIL
Resumo
A Bacia hidrográfica do Rio Grande (BHRG) é uma das bacias que constitui o sistema de bacias hidrográficas do Litoral Oriental do Maranhão, estudar as relações dinâmicas dessa bacia tem sido crucial para adotar medidas contra as pressões sofridas nestes ambientes. Diante disso o objetivo deste estudo é analisar a dinâmica da paisagem da BHRG em uma perspectiva interdisciplinar a partir da abordagem da Geoecologia das Paisagens. Todos os elementos que compõe os geossistemas da BHRG integraram-se permitindo a análise paisagística de maneira a compor paisagens únicas, uma vez associadas a ação antrópica que pode potencialmente modificar a paisagem em determinada unidade e partir da análise da interação entre os elementos da paisagem, elaborou-se o zoneamento através das unidades geoecológicas dessa área. Na BHRG as unidades geoecológicas ainda mantêm seu valor específico para o equilíbrio e funcionamento do sistema, entretanto é necessário a elaboração de propostas para a diminuição dos efeitos das pressões antrópicas sobre essas unidades.
Palavras-chave
Bacia Hidrográfica. Condicionantes Paisagísticos. Geoecologia das Paisagens. Gestão Ambiental. Unidade de Conservação. Unidades Geoecológicas.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v13i2.14668
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2