IDENTIFICAÇÃO E CARTOGRAFIA DAS PAISAGENS NA ÁREA ESTUARINA DO RIO TIMBÓ, PERNAMBUCO
Resumo
A cartografia de paisagens é uma atividade que está preocupada com a representação de complexos naturais. O presente trabalho aborda a Bacia Hidrográfica do Rio Timbó, localizada no litoral norte do estado de Pernambuco. Sua área estuarina se destaca pelo potencial de conservação dos recursos naturais devido ao intenso contexto de urbanização da Região Metropolitana do Recife, que contempla manguezais e áreas remanescentes de Mata Atlântica. O objetivo principal deste trabalho foi caracterizar a estrutura da paisagem e construir um mapa que pudesse ser útil para a gestão ambiental e territorial da área. Para tanto, a preocupação foi enriquecer a legenda com informações relativas à área da bacia hidrográfica e as construções urbanas, utilizando-se da metodologia “Local Climate Zones”. Assim, o mapa foi gerado ajustando os limites do Área de Proteção Ambiental do Rio Timbó e foi incluído um buffer de 500m ao redor da Área de Proteção Ambiental do Rio Timbó para filtrar o contexto da adjacência desse espaço protegido. Por fim, 24 unidades de paisagem foram categorizadas e ajudam a entender o funcionamento local da paisagem, evidenciando as áreas mais conservadas e aquelas mais degradadas pela ação humana.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v13i2.14728
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2