CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DO ASSENTAMENTO OLHO D’ÁGUA NO MUNICÍPIO DE SOCORRO DO PAIUÍ.

José Iomar Carvalho, Zildene Zildene Paes, Judson Jorge da Silva

Resumo


Os problemas agrários no Piauí, assim como no Brasil, são frutos de realidades construídas ao longo da história, em que o Estado é [ra] considerado o principal responsável pelas realidades encontradas. Tal fato impõe como necessidade para as discussões a respeito da estrutura fundiária do interior piauiense, analisar como o governo tem atuado criando politicas públicas para amenizar os problemas de acesso a terra. Para isso, buscou-se nesse trabalho compreender o processo de surgimento do Assentamento Olho D’agua, situado na cidade de Socorro doPiauí, localizada no sudeste do Estado. Bem como entender como tem se dado a ação dos pequenos produtores sem terra nos territórios onde os movimentos decaráter sócioterritorial como o MST não atuam. Outro fator evidenciado napesquisa refere - se à produção, que em decorrência de resultados nulos emvirtude da seca e da baixa qualidade do solo, ocasiona a existência de assentados trabalhando como arrendatários nas áreas de vazante das terras mais próximas.

Palavras-chave


Assentamento. Semiárido. Reforma agrária de Mercado.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v2i2.1486

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2