OS BROWNFIELDS RESULTANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DE INDUSTRIALIZAÇÃO JUNDIAIENSE

Larissa Dorigon

Resumo


Localizada no sudoeste do estado do São Paulo, o município de Jundiaí, assim como a maior parte das cidades industriais, passou por uma reestruturação produtiva, fato que afetou diretamente a estrutura da cidade, implicando assim também em uma reestruturação desta. Neste sentido, nota-se a transferência das plantas industriais para o Distrito Industrial do município e ao se percorrer a malha da cidade fica evidente a presença de antigas edificações e estruturas que abrigavam as indústrias que fomentaram a industrialização da cidade. Este artigo se propõe a discorrer sobre a industrialização de Jundiaí, e a partir desta exposição, apontar os brownfields resultantes da mudança decorrente da reestruturação produtiva. Após o levantamento de dados e a realização de trabalhos de campo, conclui-se que as antigas indústrias jundiaienses atualmente sediam empreendimentos públicos, voltados principalmente à cultura e à educação, porém também estes espaços foram adquiridos por iniciativas privadas e hoje, seguem a lógica da especulação imobiliária.


Palavras-chave


Indústria, brownfields, reestruturação e Jundiaí

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v3i1.1730

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2