OS SISTEMAS AMBIENTAIS E A ANÁLISE AMBIENTAL NO CONTEXTO SEMIÁRIDO: o caso da sub-bacia hidrográfica do Riacho Santa Rosa

Luis Ricardo Fernandes DA COSTA, Vládia Pinto VIDAL DE OLIVEIRA

Resumo


A análise ambiental em áreas semiáridas evidencia a importância cada vez mais crescente de políticas que visem práticas sustentáveis, além de condições favoráveis para o convívio nesses ambientes. O trabalho, com base nos estudos integrados, discute elementos que proporcionam subsídios para o diagnóstico ambiental, assim como identifica e caracteriza os sistemas ambientais encontrados na área de pesquisa. As bases conceituais estão elencadas na concepção holística, orientada para uma visão integrativa dos elementos da paisagem. A associação de solos em conjunto com a geomorfologia foram os principais critérios para a delimitação dos sistemas ambientais da área. Do ponto de vista metodológico o trabalho foi executado em quatro etapas: análise de material bibliográfico, cartográfico e imagens de satélites; produção de mapas para auxílio no campo; trabalhos de campo para a comprovação dos dados; correção e adequação do material cartográfico produzido para o contexto da pesquisa. Foram identificados cinco sistemas ambientais: sertões moderadamente dissecados de Jaguaretama; sertões pediplanados de Morada Nova; planície ribeirinha e áreas de inundação sazonal; tabuleiros interiores com coberturas colúvio-eluviais detríticas e cristas residuais e inselbergs. É possível perceber que a utilização dos recursos naturais dos sistemas ambientais da sub-bacia baseia-se predominantemente no pequeno agricultor, na tradicional pecuária extensiva e extrativismo vegetal.


Palavras-chave


Sistemas Ambientais; Ambiente semiárido; Sub-bacia hidrográfica do Riacho Santa Rosa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v4i02.3277

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2