A INFLUÊNCIA DO AÇUDE CASTANHÃO NO CLIMA LOCAL DE JAGUARETAMA Uma análise da Temperatura e da Umidade Relativa.

Sulivan Pereira DANTAS, Marta Celina Linhares SALES

Resumo


O presente artigo objetiva investigar o grau de influência do reservatório Castanhão no Clima local do Município de Jaguaretama/CE, sob as análises dos atributos de temperatura do ar e umidade relativa do ar. Por meio de medições episódicas durante os períodos climáticos contrastantes para o estado de Ceará, período chuvoso e período seco, nos anos de 2012 e 2013. Foram realizadas coletas de dados primários através de transecção de três pontos fixos. A partir deste concluiu-se que os valores de temperatura não sofreram grandes alterações, já os valores de umidade relativa apresentaram influência microclimática a partir do lago artificial do açude Castanhão no ponto à borda do reservatório.


Palavras-chave


Castanhão; Impacto Climático; Jaguaretama; Ceará

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v4i02.3279

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2