DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DA OCUPAÇÃO DESORDENADA DO CAMPO DE DUNAS NA COMUNIDADE IGUAPE/AQUIRAZ-CE.

Roneide dos Santos Sousa, Pedro Edson Face Moura, Raianny Sara Ferreira da Silva

Resumo


Este artigo tem por objetivo geral realizar um diagnóstico integrado da ocupação desordenada do campo de dunas, na comunidade Iguape, Aquiraz/CE, apontando os principais impactos causados por esta ocupação. O método de abordagem adotado é o sistêmico, a partir deste partiu-se da escolha do tema, definição da área e fundamentação teórica. As etapas seguintes referem-se ao levantamento e análise do material bibliográfico e cartográfico, estudo dos principais impactos ambientais, elaboração dos mapas temáticos, processamento digital dos dados e elaboração de perfis da área em estudo, bem como conversas informais com moradores e trabalhos de campo. Como conclusão, destaca-se quatro principais alterações da dinâmica natural do campo de dunas devido a ocupação desornada em ambientes considerados de alta fragilidade, próximo à costa, a citar: o barramento da comunicação do rio com a área inundada, interrompendo assim a dinâmica de sedimentos; a interrupção do fluxo de sedimentos eólicos pela ocupação residencial, que gera conflitos relacionados ao avanço das dunas; a exposição dos sedimentos aos ventos, canalizados nas depressões interdunares, provocados pelo desmatamento da vegetação; e os alagamentos sazonais intensificados pelo assoreamento da planície inundada. Por fim, espera-se que o estudo sirva para subsidiar outras pesquisas que visem o planejamento da ocupação humana nessa área.


Palavras-chave


Zona Costeira. SIG. Socioambinetal. Impacto Ambiental. Dunas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v4i4.4386

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2