PLANEJAMENTO URBANO EM TERESINA-PI

Rodrigo da Silva Rodrigues, Francisco de Assis Veloso Filho

Resumo


Este artigo tem o objetivo fazer um levantamento da atividade e exercício do planejamento urbano em Teresina, Piauí. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica em obras que versam sobre essa prática, especialmente em teses e dissertações, e pesquisa documental, principalmente os planos urbanos dessa cidade, para levantarmos a história dessa prática. Pudemos observar que o planejamento urbano é uma atividade que sempre esteve presente na cidade de Teresina, desde o início de sua instalação, onde as intervenções resultaram da necessidade de adequar a cidade às suas funções de capital, entretanto, essa prática consistiu em soluções paliativas, além do fato de ter havido o beneficiamento de determinadas partes da cidade. Já a partir do final da década de 1960, inicia-se uma nova fase do planejamento urbano na cidade, com a elaboração de planos diretores urbanos, onde pudemos perceber que cada um surgiu num momento distinto da história da cidade e que suas construções se desenvolveram parcialmente dentro de um contexto de tendências desta atividade na escala nacional.


Palavras-chave


Planejamento urbano. Planos urbanos. Teresina-PI.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i3.4977

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2