ARBORIZAÇÃO DA IGREJA SÃO JOSÉ DO OPERÁRIO, TERESINA - PI

Lorran André Moraes, Maria de Fátima Veras Araújo, Roselis Ribeiro Barbosa Machado

Resumo


Arborização de igreja é algo não muito realizado como levantamento quali-quantitativo no Brasil, mais no geral o termo refere-se ao conjunto de árvores que compõem o paisagismo de um jardim, pode diretamente possibilitar uma melhor ambiência ao local, oferecer alguns benefícios, principalmente relacionado ao bem estar local. Esses benefícios contribuem para o equilíbrio físico-ambiental das cidades. Este estudo teve por objetivo amostrar as espécies arbóreo-arbustivas de forma quali-quantitativa da arborização da Igreja São José do Operário, Teresina-Piaui. O levantamento das espécies ocorreu de junho a julho de 2015. Diagnosticou-se um total de 173 indivíduos, distribuídos em 14 famílias, 21 gêneros e 21 espécies botânicas. A igreja apresenta em sua composição da área verde, um número significante de espécies arbóreas-arbustivas, principalmente ornamentais, e também espécies de grande porte e bem conhecidas pela população, compondo os espaços paisagísticos, de forma a proporcionar ao ambiente um local de contemplação.

Palavras-chave


Arborização de igreja. Espécies ornamentais. Espécies arbóreas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i3.5031

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2