CATADORES E CATADORAS DE MATERIAL RECICLÁVEL DO ATERRO CONTROLADO DE TERESINA (PI) E A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO SEU TRABALHO

Cleonice Carvalho Silva, Carlos Sait Pereira Andrade

Resumo


A exclusão social em que se encontram milhares de pessoas provocada pelo sistema capitalista, tem levado à formação de um batalhão de seres humanos que trabalham e vivem do lixo urbano em todo o mundo. Esses catadores de material reciclável se constituem como trabalhadores informais em amplo crescimento que sobrevivem da catação em aterros ou lixões, o que implica um modo peculiar de vida com repercussões na vida social, na saúde e no meio ambiente. A pesquisa teve por objetivo analisar a representação social do trabalho de catação de material reciclável realizada pelos catadores e catadoras do aterro controlado de Teresina (PI). A investigação que é de cunho qualitativo se insere no contexto da vida laboral desses catadores, visando revelar sua representação social. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: questionário socioeconômico e o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). O aporte metodológico está apoiado na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici e o TALP foi analisado por meio da técnica de análise categorial de conteúdo proposto por Bardin (2011). A pesquisa teve a participação de 14 sujeitos, catadores de material reciclável, trabalhadores informais do Aterro Controlado de Teresina (PI). A representação social dos catadores e catadoras revelaram duas categorias: aspectos positivos e aspectos negativos. Assim, na categoria dos aspectos positivos o trabalho com o lixo mesmo sendo informado como “bom” é revelador da falta de opção de outro trabalho diante da baixa escolaridade. E, na categoria aspectos negativos entre o trabalho considerado “perigoso” por parte de alguns sujeitos, pois percebem nessa atividade laboral a possibilidade de contrair doenças, e “ruim” evidenciando uma ambiguidade. Enquanto para uma parcela de sujeitos o trabalho é bom, para outros, é revelador de falta de opção de outra atividade.

Palavras-chave


Representação social; Catadores(as) de material reciclável; Teresina (PI)

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i3.5043

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2