ENSINO E PESQUISA: UMA ANÁLISE DO BALANÇO HÍDRICO DO ALTO E BAIXO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TADARIMANA, EM MATO GROSSO

Fernando Antônio de Souza, Marcia Ellen Rocha Pires

Resumo


Trata-se de uma atividade de ensino e pesquisa da disciplina de Hidrogeografia no Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis-MT. O balanço hídrico é a contabilização da água do solo, realizado a partir de cálculos matemáticos da entrada e saída de água do sistema. O presente estudo apresenta uma análise comparativa do balanço hídrico do alto e baixo curso da bacia hidrográfica do rio Tadarimana, localizada no sudeste do Mato Grosso. Foram usados métodos matemáticos para o cálculo do balanço hídrico considerando dados de temperatura, precipitação e evapotranspiração, disponibilizados pela Estação Meteorológica da Universidade Federal de Mato Grosso. As paisagens do alto curso da bacia são marcadas por relevos planos tabulares com a presença de escarpas, entre 690 e 750 m de altitude, onde se desenvolve principalmente atividades agrícolas intensivas em grandes propriedades. No baixo curso apresenta relevo ondulado e formação de vales, entre 220 e 300 m de altitude. Nestas áreas estão localizadas várias comunidades tradicionais rurais que trabalham com pecuária e agricultura familiar. Os resultados obtidos mostram que o alto curso recebe os maiores índices de chuva com média anual de 174 mm e no baixo curso 124 mm. A disponibilidade hídrica identificada no alto curso contribui com a atividade agrícola, tendo em média um excedente hídrico de 124.8 mm, durante nove meses e deficiência hídrica de 37.3 mm, nos demais meses. No baixo curso a deficiência hídrica média foi 63.3 mm no período de maio a outubro, e o excedente hídrico de 77.3 mm. A baixa disponibilidade hídrica no baixo curso pode estar colocando em risco a produtividades dos pequenos agricultores, visto que são produtores com poucos recursos tecnológicos e financeiros e que possuem dependência dos recursos hídricos disponíveis, necessitando de planejamento e projetos que venha sanar esta problemática.


Palavras-chave


Recursos Hídricos; Agricultura; Planejamento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i4.5205

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2