O LUGAR NA GEOGRAFIA HUMANISTA: UMA REFLEXÃO SOBRE O SEU PERCURSO E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS – ESCALA, CRÍTICAS E CIENTIFICIDADE

Rodrigo Capelle Suess, Antonia da Silva Samir Ribeiro

Resumo


O conceito de lugar é uma ideia bastante explorada em ciências humanas, em particular, na Geografia. A Geografia já foi definida como a ciência dos lugares por La Blache, contudo, com sentido de localidades. A descrição que faz mais sentido ao uso atual dado ao conceito de lugar pela Geografia Humanista é a definição retomada por Tuan nos anos 1970, que considera que a Geografia é a ciência que estuda a terra como lar das pessoas. Sendo assim, lugar se revela por apresentar significados e afeições, boas e ruins, estabelecidos entre o homem e o espaço geográfico. Todavia, para tal definição foi necessário um percurso, por isso este artigo tem como objetivo principal explorar e analisar o conceito de lugar na Geografia humanista no decorrer da história do pensamento geográfico e, também, desvelar questões contemporâneas que envolvem esse conceito – escala, críticas e cientificidade. Isto quer dizer que não fugimos do debate de apontar supostas fragilidades levantadas por geógrafos de outras abordagens geográficas e questões contemporâneas como a escala do lugar e a sua cientificidade. Para isso, este trabalho se norteou pela pesquisa bibliográfica, mas, igualmente, por reflexões teóricas aplicadas a trajetória acadêmica dos autores dessa pesquisa.  Assim, espera-se que as discussões teóricas levantadas neste trabalho possam fomentar novas reflexões e questionamentos sobre a epistemologia geografia, em especial, a respeito dos conceitos geográficos.


Palavras-chave


Lugar. Geografia Humanista. Conceitos geográficos. Escala. cientificidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v6i2.6121

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2