MUDANÇAS NOS CANAIS FLUVIAIS DA SUB-BACIA DO CANAL DO CUNHA (RJ): intervenções antrópicas
Resumo
O processo de urbanização ocorrido no município do Rio de Janeiro alterou os canais fluviais. Anterior à urbanização, os rios da cidade eram mêandricos e sinuosos e, percorriam os antigos terrenos úmidos na área de baixada. Os rios foram canalizados, aterrados e/ou cobertos pela malha urbana. Neste contexto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as mudanças têmporo-espaciais ocorridas nos rios da Sub-bacia do Canal do Cunha decorrentes das intervenções antrópicas, entre 1908 e 2012, a partir de parâmetros morfométricos. O trabalho foi realizado através do levantamento bibliográfico, dados oficiais e da cartografia histórica e atual. A pesquisa demonstrou que a rede de drenagem - submetida à urbanização - apresentou mudanças no padrão de drenagem ao longo do século XX. Além do padrão de drenagem modificado, a densidade hidrográfica e densidade de drenagem, que relaciona o número e a extensão dos canais com a área de drenagem, apresentaram alterações. O conhecimento prévio de como eram estes rios e suas características morfológicas, assim como seu padrão de drenagem, poderão auxiliar projetos de planejamento urbanístico e ambiental, para assim, melhor gerir a sub-bacia.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v6i2.6242
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2