SISTEMAS DENUDACIONAIS E AGRADACIONIAS NO CORREDOR FLUVIAL DO RIO PARAGUAI EM CÁCERES, PANTANAL SUPERIOR, MATO GROSSO
Resumo
O estudo objetivou caracterizar os elementos ambientais do corredor fluvial do rio Paraguai, em Cáceres - Mato Grosso, com destaque para os sistemas agradacionais e denudacionais. Procurou-se mostrar as interações entre aspectos geológicos, geomorfológicos e a evolução do sistema a partir de processos pedogenéticos, regime fluvial e aspectos vegetativos. O estudo contribui no sentido de se compreender as relações entre os elementos ambientais que resulta em uma complexidade e diversidade com a evolução de ambientes da Província Serrana e Planície Aluvial. Por sua vez, a conexão entre os ambientes e compartimentos flúvio-geomorfológicos tem papel fundamental para a manutenção do Pantanal Superior sendo bem expresso pelos sistemas fluviais do rio Paraguai e afluentes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v7i1.6904
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2