DINÂMICA HIDROLÓGICA, MORFOLÓGICA E SEDIMENTOLÓGICA DOS CÓRREGOS URBANOS: FONTES E OLHOS D’AGUA – MATO GROSSO

Jean da Silva Cruz, Célia Alves de Souza

Resumo


O objetivo do estudo foi avaliar a dinâmica hidrológica, morfológica e sedimentológica dos córregos: Fontes e Olhos d’ Agua de Cáceres em decorrência do processo de desenvolvimento urbano. Os procedimentos técnico-metodológicos adotados foram, primeiramente, um levantamento de cunho bibliográfico, utilizando-se das ideias de diversos autores, propondo um importante diálogo frente à temática proposta. Em seguida, utilizou-se de trabalho de campo para observação e para medição das seções transversais e coleta de material. Na análise de laboratório usou o método de evaporação para obtenção da concentração dos sólidos suspensos. Para fracionamento do material de fundo e de feições deposicionais em areia (grossa, média e fina), silte e argila, utilizou-se o método de pipetagem - dispersão total. Os resultados mostram que o processo de urbanização de Cáceres influenciou no equilíbrio dinâmico dos sistemas fluviais dos córregos urbanos. A expansão urbana não considerou as características geoambientais desse ambiente (córregos). Foram diagnosticadas nos córregos mudanças morfológicas, hidrológicas e sedimentológicas, resultantes do uso do solo.


Palavras-chave


sistemas fluviais; córregos urbanos; expansão urbana.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v7i1.6905

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2