CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO CACHOEIRINHA NO MUNICÍPIO DE CÁCERES - MATO GROSSO

Marcos dos Santos, Célia Alves de Souza

Resumo


A bacia hidrográfica do córrego Cachoeirinha está localizada no sudoeste do Estado de Mato Grosso. O objetivo desta pesquisa caracterizar a geologia e o relevo, relacionando com morfologia e morfometria da bacia hidrografia do córrego Cachoeirinha. Os procedimentos metodológicos iniciaram-se com trabalhos de gabinete e pesquisa de campo. Por apresentar diferentes características físicas, a área da bacia foi dividida em três setores: alto, médio e baixo curso, sendo delimitada através das cartas topográficas do Ministério do Exército (1975) em escalas de 1:100.000. Os resultados mostraram que a bacia embasada pelas seguintes formações geológicas: Sepotuba, Raizama e Araras Pantanal e Aluviões Atuais. A Geomorfologia da bacia é dividida em três unidades: Província Serrana e a Depressão do Alto Paraguai no alto e médio curso e a Planície do rio Paraguai no baixo curso.

Palavras-chave


Bacia hidrográfica; Elementos ambientais; Formações geológicas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v7i1.6906

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2