DINÂMICA TEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DA BACIA DO RIBEIRÃO CAMPO TRISTE: EXPANSÃO DA MONOCULTURA DO EUCALIPTO

Maria Aparecida de Souza, Fernanda Vieira Xavier, Laura Aparecida de Arruda Justiniano

Resumo


Este trabalho teve como objetivo a verificação das mudanças na ocupação da bacia higrográfica do Ribeirão Campo Triste, com o cultivo do eucalipto de 2007 a 2016. É uma retomada da pesquisa de mestrado no estudo temporal do uso e ocupação da bacia de 1970 a 2007. Ao resgatar o estudo para a investigação do avanço do eucalipto, a proposta foi a da atualização dos dados e novo mapeamento da área. Nos procedimentos utilizou-se de imagem de satélite disponibilizadas pelo CBERS 4, CENAS 160/123 E 161/123 datadas de maio de 2016, Resolução PAN 10, bandas 2, 3 e 4, empregando metodologia comparativa e análise das informações contidas nas imagens. Analisou-se pela imagem de 2016 a predominância da monocultura junto às principais nascentes da bacia. Com área de 960 km², a bacia conta atualmente com cerca de 233 km² ocupada pelo eucalipto. Em 2007 essa ocupação representava apenas cerca de 70 km².  Este novo impulso produtivo promove alterações expressivas, atingindo de forma preocupante o equilíbrio ainda existente na dinâmica ambiental. As principais preocupações quanto ao avanço do eucalipto na bacia giram em torno da fragilidade da rede de drenagem, das características do solo e substituição do cerrado.


Palavras-chave


Bacia Hidrográfica; Monocultura eucalipto; Análise temporal.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v7i1.6907

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2