PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DA BACIA DO SANGRADOURO CÁCERES, MATO GROSSO

Maxsuel Ferreira Santana, Célia Alves de Souza, Sandra Baptista da Cunha

Resumo


O crescimento das cidades ocorreu de maneira dispersa e na maioria das vezes sem se preocupar com a sustentabilidade do meio biofísico, especialmente quando referente ao ambiente urbano. Logo, associado ao processo de urbanização, gerou novos arranjos espaciais e diversos problemas socioambientais. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo de evidenciar o processo de urbanização e a interferência na rede de drenagem na bacia hidrográfica do córrego Sangradouro, na cidade de Cáceres, Mato. E para a realização desde estudo, foi necessário 2 (duas) etapas: o trabalho de gabinete, que auxiliou o planejamento da pesquisa, a redação do trabalho, a pesquisa bibliográfica e a elaboração de mapas; e o trabalho de campo, para o reconhecimento da área de estudo e para o conhecimento dos tipos de uso. Cáceres é exemplo de cidade que se estabeleceu próximo a rios, porém, durante sua formação espacial não houve preocupação com a sustentabilidade dos canais urbanos. A urbanização foi acompanhada da deficiência na habitação e no sistema de esgotamento sanitário, os arruamentos geraram nos padrões de drenagem e as obras de canalização promoveram diversos problemas socioambientais. Portanto, estudos que vivenciem esses problemas contribuíram para melhor gestão da drenagem urbana e a sustentabilidade dos canais.


Palavras-chave


Cidade; Drenagem Urbana; Impactos Socioambientais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v7i1.6908

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2