CONTEXTUALIZAÇÃO DA ECONOMIA DE ARAPUTANGA-MT
Resumo
O presente artigo tem por objetivo contextualizar os períodos econômicos vivenciados no município de Araputanga, localizado na mesorregião Sudoeste Mato-grossense, a partir de um comparativo com os períodos econômicos que nortearam a economia brasileira dos séculos XV ao XVIII, durante o processo de colonização, partindo da analogia de que a formação do município de Araputanga vivenciou o mesmo processo dos quatro períodos econômicos no século XX: madeira, agricultura, mineração e pecuária bovina, fomentando a economia local. A análise foi realizada sob o prisma das principais atividades econômicas, apresentando os períodos locais com aqueles vivenciados no Brasil. A investigação utilizou da pesquisa qualitativa e foram realizadas leituras bibliográficas, investigação de documentos escritos particulares, públicos e entrevistas com 14 pessoas que vivenciaram os períodos econômicos. Observa-se que os períodos econômicos apresentados foram responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento econômico do município e por sua formação urbana e rural.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v7i1.6912
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2