TIPOLOGIAS DO CANAL NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO JUNCO: ESTUDO RESULTANTE DO USO E OCUPAÇÃO

Verônica Martinez de Oliveira Raymundi, Célia Alves de Souza, Sandra Baptista da Cunha

Resumo


Nos últimos anos a expansão urbana no município de Cáceres vem atingindo as áreas de bacias hidrográficas e degradando os corpos d’água. Portanto este estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar o processo de degradação na bacia hidrográfica do córrego Junco em Cáceres, MT verificando as alterações no canal e seu entorno. Os procedimentos metodológicos adotados foram: desenvolvimento pesquisas bibliográficas, interpretação das imagens do google Earth, registros fotográficos, saída a campo para identificar as alterações morfológicas do canal e analise da tipologia de canais considerando seu uso. A matriz tipológica foi dividida em quatro níveis considerando: as características morfológicas do canal fluvial; o uso do solo às margens do canal fluvial; uso do solo nos interflúvios e as unidades geomorfológicas em que os trechos do canal analisado esta inserido. Os resultados apontam que as ações antropogênicas, direta e indireta promovem alterações significativas em diferentes trechos do canal tais como: Canal alterado e com significativo impacto pelo uso; canal sem alterações e com impacto pelo uso do solo; canal alterado e com impacto pelo uso do solo. A análise considera o reflexo do uso e ocupação nos interflúvios e as intervenções não estruturais e estruturais como ações que comprometem significantemente o equilíbrio do canal do Junco.


Palavras-chave


Analise tipológica; córrego do Junco; interflúvios

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v7i1.6913

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2