IMPACTOS DOS EVENTOS EXTREMOS DE PRECIPITAÇÃO EM CÁCERES-MT, NO PERÍODO 1995 – 2010.

Willian Cosme da Silveira de Paula, Maxsuel Ferreira Santana, Alfredo Zenén Domíguez González

Resumo


Os maiores desafios da sociedade moderna é a convivência com fenômenos climáticos tais como as chuvas extremas e de forma particular as enchentes urbanas. Desta forma, as análises das variabilidades e dos regimes pluviométricos são importantes, pois devido as mudanças climáticas existem prognósticos que preveem mudanças nos regimes climáticos, tais como prolongamento do período seco e maiores concentrações de chuvas torrenciais em períodos cada vez mais curto de tempo. Portanto a pesquisa buscou identificar os totais pluviométricos que determinam os eventos de precipitação extrema, evidenciando sua relação com as enchentes urbanas em Cáceres, Mato Grosso entre os anos de 1995 a 2010. A metodologia consistiu na análise dos registros de chuvas da Estação Meteorológica de Cáceres do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT - Cáceres), relacionadas com o desenho urbanístico de Cáceres através da análise documental como Plano Diretor Municipal e Plano de Saneamento Municipal. A partir da análise dos níveis pluviométricos entre os anos de 1995 a 2010, definiu-se que 80 mm em 24hs são os valores que determinam as enchentes, porém as mesmas são agravadas pelos efeitos das obras estruturais realizada nos canais e nos bairros. Os cálculos demonstraram uma probabilidade de ocorrência de 0,8 no ano e um tempo de ocorrência de 1,25 anos, ou seja, grandes possibilidades de uma chuva com essa intensidade todo ano. Estes dados corroboram com os registros existentes, pois no período analisado há informações de chuvas a partir de 80 mm quase todos os anos exceto nos anos de 2002 e 2004, ainda foram registradas duas chuvas de 90,00 mm no ano de 2006.


Palavras-chave


Precipitação; Enchentes; Canalização.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v7i1.6914

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2