MAPEAMENTO DIGITAL DE SOLOS DOS TABULEIROS COSTEIROS NO LITORAL NORTE DO CEARÁ

Gustavo Souza Valladares

Resumo


Resumo:

O objetivo do presente trabalho foi avaliar uma metodologia para mapeamento digital de solos, com base na distribuição espacial de atributos dos solos, originários de sedimentos do Grupo Barreiras, nos tabuleiros costeiros da região do Baixo Acaráu, Ceará. Foi investigada a distribuição e dependência espacial dos teores de areia, argila, capacidade de troca catiônica e saturação por bases, usando-se semivariogramas e krigagem ordinária. Os horizontes superficiais dos solos estudados possuem textura arenosa e ausência de dependência espacial. Todavia, os horizontes subsuperficiais apresentam dependência espacial e adequado ajuste de semivariogramas. Os resultados encontrados indicam que a geoestatística pode ser uma importante ferramenta no auxílio ao mapeamento e classificação de solos dos tabuleiros costeiros do Ceará. Porém, os trabalhos de campo e técnicas tradicionais são imprescindíveis no sucesso do mapa final.


Palavras-chave


krigagem; mapeamento digital de solos; Grupo Barreiras

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v1i1.771

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2