AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DAS SUB-BACIAS DOS RIACHOS SECO E PRECUÁ, NOS MUNICÍPIOS DE BACABEIRA E ROSÁRIO – MA: Bases para o ordenamento territorial

Gisele Martins Cardoso de Araújo, Leonardo Silva Soares, Marcelo Henrique Lopes Silva, Antonio Carlos Leal Castro

Resumo


O presente trabalho propõe avaliar a sustentabilidade ambiental das sub-bacias dos Riachos Seco e Precuá, considerando os aspectos físicos, o uso e cobertura do solo, o desenvolvimento humano, o índice de sustentabilidade ambiental e as áreas de conflito de uso. As sub-bacias dos Riachos Seco e Precuá estão sofrendo uma intensa modificação na sua estrutura e funções ecossistêmicas, devido às atividades operacionais para a implantação da Refinaria Premium I nos municípios de Bacabeira e Rosário, impondo a necessidade do estabelecimento de indicadores quantitativos que reflitam as mudanças ambientais nos corpos d’água investigados. Os indicadores adotados no estudo refletem os aspectos propostos no modelo de avaliação PEI/ER (pressão-estado-impacto/efeito resposta), o qual foi recomendado pela Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento - OECD. As sub-bacias do Riacho Seco e Precuá pertencem à bacia hidrográfica do rio Itapecuru, estando situadas em seu curso inferior, entre os limites dos municípios de Bacabeira e Rosário. Os recursos ambientais foram identificados a partir do uso de imagens de satélite LANDSAT 5 dos anos de 2000 e 2010. As imagens de satélite possibilitaram a determinação da evolução do uso e cobertura do solo, na geração do fator de proteção solo e auxiliou na identificação das áreas de conflito de uso, entre os anos de 2000 e 2010. Para caracterizar a população, utilizaram-se dados demográficos do Censo 2000 e de 2010, tomando como base a agregação de setores censitários. Os resultados obtidos mostraram que a sub-bacia do Riacho Precuá apresentou menor redução no grau de proteção existente, decorrente de um maior incremento nas atividades impactantes do solo. Apesar destas intervenções, o índice de sustentabilidade indicou que as sub-bacias analisadas apresentam um grau de integridade consistente.

 

 

Palavras-chave


sustentabilidade; desenvolvimento humano; Planejamento Ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i2.9139

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2