MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DO MUNICÍPIO DE PETROLINA (PE) – MÉDIO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO ATRAVÉS DO NDVI DE IMAGEM LANDSAT 8 (OLI)
Resumo
O objetivo deste artigo é identificar as principais formas de uso e ocupação da terra no município de Petrolina (PE) – médio vale do rio São Francisco, utilizando o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) derivado de imagens LANDSAT-8 (OLI). Esse índice é amplamente utilizado na bibliografia para estudar o comportamento da vegetação. Essa imagem foi integrada e processada no software ENVI e o mapeamento final organizado no Sistema de Informação Geográfica ArcGIS. Os resultados identificaram uma elevada ocupação da área agrícola e da área urbana próximas ao rio São Francisco. O mapeamento realizado pretende contribuir com os estudos de evolução da paisagem e subsidiar melhores propostas de planejamento para o uso e a ocupação da terra nessa região através da difusão de conhecimento geotecnológico utilizando o NDVI como ferramenta para identificação de áreas de cultura agrícola que tem elevada importância econômica no município estudado, informação comprovada com a interpretação de dados da produção agrícola municipal-IBGE.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i2.9204
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
ISSN 2317-3491
A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.
A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef
Qualis/CAPES A2