ANÁLISE GEOAMBIENTAL COMO SUBSÍDIO AO PLANEJAMENTO NO MUNICÍPIO DE PEREIRO/CEARÁ/BRASIL

Diêgo Souza Albuquerque, Maria Losângela Martins de Sousa

Resumo


 O presente trabalho encontra-se em seu estágio inicial, estando articulado ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O principal objetivo da pesquisa é analisar os componentes geoambientais do município de Pereiro, localizado na porção sudeste do estado do Ceará/BR, destacando as potencialidades e limitações naturais, assim como as formas de uso e ocupação do solo, na perspectiva de subsidiar estratégias de planejamento ambiental para a área. A constituição teórico-metodológica se pautará no estudo integrado da paisagem, seguindo o conceito de geossistema, classificação de unidades geoambientais (BERTRAND, 1972; SOUZA, 2000) e a ecodinâmica do ambiente (TRICART, 1977). Os estudos sistêmicos dão grande contribuição ao planejamento e ordenamento territorial. Nesse interim, espera-se compreender, em uma perspectiva holística, as características do ambiente foco da pesquisa, resultando na construção de diretrizes que visem o planejamento ambiental do território para que, assim, se possa utilizá-lo de forma mais consciente.

 


Palavras-chave


Semiárido Cearense. Estudos Integrados da Paisagem. Planejamento Ambiental. Ordenamento Territorial.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i2.9245

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2