AVALIAÇÃO DO MONITORAMENTO E QUALIDADE DA ÁGUA PARA O ABASTECIMENTO PÚBLICO DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE FORQUILHA-CEARÁ

Gerlane Siqueira Rodrigues, Simone Ferreira Diniz

Resumo


A água é um bem natural mais importante para a sobrevivência, pois através dos diversos usos múltiplos é possível realizar as mais variadas atividades, dentre elas o abastecimento humano. Portanto, o estudo em questão teve como objetivo avaliar o monitoramento da qualidade da água ofertado à população da zona urbana do município de Forquilha-Ceará. A coleta de dados partiu de laudos técnicos laboratoriais, disponibilizados pela vigilância sanitária, no período de doze meses, janeiro de 2016 a dezembro de 2016. Os parâmetros analisados foram: flúor, cor aparente, turbidez, coliformes totais e escherichia coli, com análise percentual quantiqualitativa foi possível avaliar os bairros com maior e menor índice satisfatório/insatisfatório de qualidade. Como resultado, o flúor apresentou insatisfatório de 84,7% para o bairro Francisco M. Viana; a cor apresentou o maior índice insatisfatório, 84% no bairro Alto Alegre; a turbidez teve o índice insatisfatório de 59,4%, no bairro Edmundo Rodrigues; os coliformes totais, nos quatro bairros, atingiram valores insatisfatórios, o maior índice foi no bairro Alto Alegre, 83,3%; para Escherichia coli, as amostras analisadas foram ausentes. Com base nessa avaliação, tornam-se necessários estudos mais aprofundados de fim de conhecer de fato quais os fatores que contribuíram na variação da qualidade da água.



Palavras-chave


Controle de Qualidade da Água. Saúde Pública. Vigilância Sanitária.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i3.9315

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2