RESGATE CULTURAL E HISTÓRICO DO QUILOMBO E DOS DESAFIOS DA EDUCAÇAO ESCOLAR QUILOMBOLA NA COMUNIDADE BAIXIO (VÃO GRANDE) EM BARRA DO BUGRES-MT

Tânia Paula da Silva, Vivian Lara Cáceres Dan

Resumo


Ao longo deste artigo será apresentado o resultado de pesquisa de campo realizada entre os anos de 2016 e 2017 no quilombo Baixios, localizado no município de Barra do Bugres-MT. A análise traz parte da história dos remanescentes de quilombos do Vão Grande, sua situação atual e como a Resolução n°. 08, de 20 de novembro de 2012, do Conselho Nacional de Educação sobre a educação escolar quilombola vem sendo aplicada. Este trabalho é de cunho qualitativo e foi realizado na forma de pesquisa de campo com observação direta e acompanhamento de reuniões, elaboração de questionários que foram aplicados na forma entrevistas com moradores e professores da Escola e também com os alunos da comunidade. O problema de pesquisa aqui enfatizado encaminha-se para compreender como esses instrumentos jurídicos da educação escolar quilombola está sendo efetivado. O fato de escolher uma comunidade quilombola mato-grossense como objeto de pesquisa, vem do forte conceito cultural que elas representam e justamente do desconhecimento que em geral os mato-grossenses têm sobre a existência dessas comunidades no seu próprio estado.


Palavras-chave


Quilombola; Educação; Diversidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i3.9383

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista da Pós-graduação em Geografia, do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI

 ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef.