O REISADO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS/MT: UMA CONTRIBUIÇÃO À GEOGRAFIA CULTURAL

Letícia de Matos Dias, Evaldo Ferreira

Resumo


Este trabalho trata sobre o Grupo de Folia de Reis: Companhia do Barreirão, do município de São José dos Quatro Marcos/MT, que se destaca pela sua capacidade de coesão e identidade comunitária e coletiva na região. O objetivo geral da pesquisa foi compreender a origem, organização e expressão da festa religioso-folclórica que dramatiza a jornada dos três “Reis Magos” vindos do Oriente para louvar o nascimento de Jesus, com uma dimensão simbólica em uma identidade coletiva entre pessoas que coabitam uma mesma área. Buscou-se, também, analisar a manutenção e perpetuação dessas relações, o nível de participação das comunidades locais junto aos fiéis reunidos pela prece, e como isso se reflete na expressão de crença como uma cultura arraigada. A partir do levantamento bibliográfico sobre o tema, se utilizou a metodologia descritiva, com uma abordagem essencialmente qualitativa, baseada na percepção e a subjetividade fenomenológica, aplicando a entrevista semiestruturada como instrumento, além da pesquisa participativa. Os resultados obtidos evidenciam a importância da Folia de Reis no município e região, sua força e resistência no meio social, manifestados na participação das comunidades locais e dos fiéis, com seus gestos e rituais, indicando formas de transmissão e continuidade de saberes culturais. A pesquisa participativa criou uma relação dinâmica entre pesquisador e pesquisados, estimulando reflexões além do visível ao contexto geral da sociedade. Assim, o espaço sagrado é reconhecido como representação do mundo fenomenal, que incorpora a ideia unificadora do pensamento religioso, adquirindo noção regional.


Palavras-chave


Geografia Cultural. Fenomenologia. Folia de Reis. São José dos Quatro Marcos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i1.9405

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2