MAPEAMENTO, CLASSIFICAÇÃO E HIDROSSEDIMENTOLOGIA DE NASCENTES URBANIZADAS EM COLIDER - MATO GROSSO

Julio Cezar Aguiar, Leila Nalis Paiva da Silva Andrade, Gustavo Roberto dos Santos Leandro

Resumo


A bacia hidrográfica é formada pela interação de diversos sistemas ambientais, sendo bem expresso pelos processos-resposta responsáveis por sua dinâmica.  Em Mato Grosso, a maioria das atividades econômicas tem relação direta com o setor agropecuário. Contudo, os impactos gerados nem sempre são positivos. A apropriação de compartimentos geomorfológicos extremamente frágeis, como as áreas de nascente é um exemplo, pois acaba por acarretar em sua degradação. Nesse perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar as tipologias de nascentes presentes no perímetro urbano de Colíder – Mato Grosso. Para tanto foram necessários trabalho de campo associado a técnicas de levantamento cartográfico, bem como para diagnóstico in loco das condições atuais de seus ambientes. Ainda em trabalho de campo amostras de sedimentos (fundo e suspensão) foram coletadas para análise de concentração e granulometria. A partir dos mapeamentos de uso e ocupação da terra verifica-se que houve significativa supressão na cobertura vegetal, associada a expansão agropecuária. Em relação as nascentes concluiu-se que a principal problemática está relacionada as mudanças de uso e ocupação. Algumas nascentes estão localizadas em áreas antes ocupadas por pastagem. Contudo, devido à expansão urbana de Colíder, novos impactos tem sido gerados (obras de canalização, arruamento, entre outros). Das nove nascentes, apenas uma apresentou condição de “Parcialmente Preservada”, enquanto que, as demais foram classificadas como de “Uso Moderado e Intensivo”.  Desse modo, todas apresentam níveis de alteração, principalmente em seus aspectos morfológicos. Nesse sentido, torna-se urgente a recuperação das áreas de preservação permanente, pois seus ambientes são responsáveis pela formação inicial tanto do córrego Jaracatiá quanto do rio Carapá. Ambos, são Recursos Hídricos fundamentais para o próprio setor agropecuário, e ainda por seu uso enquanto fonte de abastecimento para a cidade de Colíder.


Palavras-chave


Estudos Ambientais; Áreas de Nascentes; Uso e ocupação da terra

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i3.9409

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2