PIBID: O USO DA MAQUETE NO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL CORONEL ANTÔNIO PAES DE BARROS NA CIDADE DE COLIDER/MATO GROSSO

Fabio Junior do Espirito Santo Andrade, Leila Nalis Paiva da Silva Andrade, Gustavo Roberto dos Santos Leandro

Resumo


A pesquisa teve como objetivo identificar as metodologias empregadas pelos professores, bem como trabalhar o uso da maquete como recurso didático nos conteúdos de Geografia a partir das experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) com os alunos do 6º ano e 9° ano do ensino fundamental na Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros na Cidade de Colíder/Mato Grosso. Os procedimentos metodológicos adotados foram: observação em sala de aula no período de vigência da bolsa 2014 a 2017; aplicação de questionário semiestruturado (professores e alunos) e confecção de maquete. No período de três anos e meio como bolsista PIBID a participação nas discussões (pedagógicas e administrativas) permitiu conhecer a realidade escolar. Os dados do questionário revelam que a maioria dos alunos classificaram o ensino de Geografia como excelente e ótimo. No entanto, consideraram importante a utilização de novos recursos didáticos para o ensino/aprendizado. Na elaboração, confecção e apresentação das maquetes os alunos tiveram o comprometimento e dedicação na realização desta atividade pedagógica diferenciada. No entanto, o emprego de um novo recurso deve ser conciliado com a teoria em sala. Um dos problemas enfrentados de acordo com os professores, na realização de outras práticas é a falta de tempo, recursos financeiros e a dificuldade de trabalhar com as novas metodologias. Deve considerar que a última afirmação pode estar relacionada à formação profissional inicial, que, pouco considerava a prática como componente curricular, o que na atualidade atrapalha o docente em sala. Nesta perspectiva, a participação e integração dos acadêmicos, enquanto Pibidiano promove o elo entre universidade e escola, contribuindo com as discussões atuais acerca do ensino e na formação profissional do acadêmico, bem como para a troca de experiências com os professores que já atuam em sala de aula.


Palavras-chave


PIBIDIANO; Geografia. Recursos Didáticos; Ambiente Escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i3.9412

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2