DA INSTITUCIONALIZAÇÃO À CONSTRUÇÃO DO PDUI: AS DIRETRIZES DA REESTRUTURAÇÃO TERRITORIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE SOBRAL (CEARÁ – BRASIL)

Antonio Veiga Rodrigues, Glauciana Alves Teles

Resumo


Institucionalizada no dia 27 de dezembro de 2016, a Região Metropolitana de Sobral apresenta um quadro situacional diferenciado, pois apresenta uma série de disparidades socioeconômicas, desde uma das maiores economias estaduais a presença de alguns dos municípios mais pobres do Estado do Ceará. Pensando nessa problemática, um dos pontos principais de discussão na construção do PDUI da RMS, a reestruturação territorial dessa unidade é marcada pela proposta de desenvolvimento de atividades econômicas que acabam por transformar as funções dos centros urbanos. Portanto, nosso objetivo tratou-se de discutir as diretrizes da proposta de reestruturação territorial contida no relatório final do PDUI/RMS, observando a sub-regionalização interna, assim como os novos papéis municipais a serem desenvolvidos, analisando os principais pontos positivos e negativos (potencialidades e vulnerabilidades). Para isso, tratamos de analisar e compreender à luz da ciência geográfica essa proposta a partir de nosso conhecimento empírico para tratar do que é planejado e a realidade local.


Palavras-chave


Planejamento territorial; Região Metropolitana de Sobral; Reestruturação territorial

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i2.9561

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2