A UNIVERSIDADE VAI ÀS COMUNIDADES TRADICIONAIS E QUILOMBOLAS NA BAIXADA CUIABANA, MATO GROSSO-BRASIL, NA INTERFACE DE PROJETOS DE EXTENSÃO E PESQUISA EM EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS E SOLIDÁRIOS

Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira, Aline Fernanda Sávio, Beleni Salete Grando, Ellen Mungo

Resumo


Os projetos de extensão nas universidades cumprem papel social mediante o tripé, ensino, pesquisa e extensão. Por essa razão, o Núcleo de Extensão de Desenvolvimento Territorial da Baixada Cuiabana (NEDET) e o grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas da Amazônia Legal (LEAL), da Universidade do Estado de Mato Grosso, obtiveram a aprovação, junto ao CNPq, do projeto INTERFACE ENTRE EXTENSÃO E PESQUISA EM EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS E SOLIDÁRIOS EM COMUNIDADES TRADICIONAIS E ÁREAS DE QUILOMBO NO TERRITÓRIO DA CIDADANIA DA BAIXADA CUIABANA-MT: Agroecologia e Produção Orgânica com Comunidades Tradicionais e Quilombolas com ênfase na juventude e mulheres. Objetiva-se, neste texto, relatar algumas das experiências desenvolvidas ao longo do projeto. Optou-se pela metodologia qualitativa, com o uso de “Narrativas” a partir de alguns eventos que foram desenvolvidos ao longo do projeto. Nos eventos, é possível perceber a interação do público durante as explanações dos palestrantes com os participantes. Os projetos de extensão com interface na pesquisa permitem aos alunos e professores realizarem os seus trabalhos na prática. Isto faz com que a aprendizagem tenha mais significado para os acadêmicos quanto para a comunidade, que tem a oportunidade de aprofundar a construção do conhecimento acerca de temas como Economia Solidária e Educação do/no campo, com ênfase na autonomia de mulheres e da juventude.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i3.9598

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2