ESTIMATIVA DA TEMPERATURA MÉDIA DO AR NO ESTADO DO CEARÁ POR MEIO DO SENSORIAMENTO REMOTO

Mirelle Tainá Vieira Lima, Antônio Erivando Bezerra, Carlos Wagner Oliveira

Resumo


O presente estudo teve como objetivo estimar as temperaturas médias do ar presentes no estado do Ceará, por meio da correlação entre imagens de satélite e dados normais climatológicos. Utilizou-se os dados mensais de temperatura média do ar (normal climatológica de 1981-2010), e os dados geográficos (Latitude, Longitude, Altitude) das 12 estações meteorológicas presentes no estado (INMET), além de onze recortes de imagens do satélite Landsat 8 para o cálculo de temperatura da superfície do solo. Em seguida, os dados de satélite foram relacionados por meio de regressão linear com os dados normais climatológicos do estado até a obtenção da equação utilizada para estimar a temperatura média do ar. Validaram-se os valores estimados com os valores observados, por meio dos métodos MAD, MSE, RMSE e MAPE. O índice proposto para aferir a temperatura média mensal anual do estado (T_ar) alcançou um R2= 0.9614 e é composto da seguinte expressão: T_ar=-15,59818-(Temperatura do solo*0,14406)-(longitude*1,18551)-(latitude*0,76993)-(altitude*0,01186). A validação da equação indicou a eficácia da estimativa, sendo que o erro tende a amenizar a temperatura na região dos Inhamuns e acentuar a temperatura nas áreas próximas ao litoral, provavelmente pela influência da altitude. As menores temperaturas encontram-se nas Regiões da Ibiapaba, Cariri e serra do Baturité. As maiores temperaturas observam-se na região litorânea e sertões dos Inhamuns.


Palavras-chave


Geoprocessamento; Sensoriamento remoto; Temperatura

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i2.9621

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2