POTENCIAL DE ATAQUE FÚNGICO PARA MADEIRAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL

Felipe Gomes Batista, Adriano Reis Prazeres Mascarenhas, Rafael Rodolfo de Melo

Resumo


Este trabalho teve como objetivo avaliar a distribuição espacial e temporal do potencial de ataque fúngico (PAF) para madeiras no estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Para a realização deste estudo obteve-se dados meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) de 18 redes de estações das microrregiões do RN, referente aos meses de janeiro a dezembro, considerando o ano de 2018. Foram utilizadas médias mensais da temperatura e dos dias com chuva acima de 0,30 mm ao mês. A interpolação dos dados foi realizada no software Arcgis 10.6, com variação do PAF para as diferentes microrregiões do estado. Os resultados mostraram uma grande variação do PAF ao longo do ano, tendo maior potencial à deterioração da madeira por fungos entre janeiro e junho (estação chuvosa), com destaque para as mesorregiões Metropolitanas e Costa das Dunas. Na estação seca ocorreu um baixo potencial de deterioração da madeira por fungos, tendo como destaque à mesorregião Costa Branca. Com isso, estas informações podem-se orientar na adoção de medidas preventivas e/ou corretivas para o emprego adequado de madeira no Estado do Rio Grande do Norte.

 


Palavras-chave


Agentes biodeterioradores; Fatores climáticos; Deterioração da madeira.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i2.9905

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2