O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS

Salete; Diane Rodrigues; Mendes Cardoso; Feitosa

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar os desafios da formação docente diante da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nos currículos oficiais. Para tanto,elegeu-se como referencil teórico, autores tais como: Gomes (2004), Santana (2006), Gonçalves ; Silva (2003), Amancio Gomes (2008),Silva (2001) entre outros que se dedicaram a estudar as questões afrordescendentes.Utilizou-se como tipo de pesquisa a abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário com perguntas abertas. A pesquisa ocorreu em um escola municipal da zona norte de Teresina-Piauí e teve como sujeitos professores que atuam do 1º ao 5º ano do ensino fundmental. Os achados da pesquisa indicam que os professores se deparam com diversas dificuldades em lidar com os conflitos oriundos das questões raciais. A principal dificuldade apontada é trabalhar temas recorrentes como: a diversidade cultural, o racismo, o preconceito, contra as minorias e outros. A investigação mostra, ainda, uma insatisfação com relação à falta de formação que oportunize momentos de reflexões e discussões sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira. Conclui-se que é necessário repensar a formação docente , oferecendo suporte para que o professor possa desenvolver  estratégias de atuação no âmbito escolar para assuntos voltados ao respeito e à inclusão social.

Palavras-chave


Ensino. Afrodescendência. Formação Docente. Prática docente. História Cultura afro-brasileira.

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ISSN 2317-2754